Sábado, 27 de Junho de 2026
17°C 31°C
Goiás, GO
Publicidade

Nova Rodoviária de Salvador registra 185 mil embarques durante a Operação Especial de São João

A Operação Especial de São João, coordenada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
27/06/2026 às 11h45
Nova Rodoviária de Salvador registra 185 mil embarques durante a Operação Especial de São João
Foto: Thuane Maria/GOVBA

A Operação Especial de São João, coordenada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), registrou grande movimentação de passageiros nos sistemas rodoviário e hidroviário durante o período dos festejos juninos. Realizada com apoio da SINART e em parceria com a ANTT, Transalvador, Semob e Forças de Segurança Pública, a ação consolidou a Nova Rodoviária da Bahia como principal vetor de mobilidade do transporte intermunicipal, interestadual e metropolitano de passageiros do Estado da Bahia durante o período junino. Entre os dias 18 e 24 de junho, milhares de baianos e turistas utilizaram os serviços de transporte para viajar ao interior do estado e retornar à capital com segurança e conforto.

Durante o período, foram registrados 185.009 embarques na operação especial. O volume representa um crescimento de 9,67% em relação ao mesmo período de 2025. Ao todo, o terminal contabilizou 360.768 usuários, considerando embarques, desembarques e circulação de pessoas no complexo. Durante a operação, foram disponibilizados horários extras para atender ao aumento da demanda, reforçando a oferta de viagens para os principais destinos do interior baiano.

“O balanço demonstra a eficiência do planejamento integrado sob coordenação da Agerba. O crescimento da movimentação de passageiros na Nova Rodoviária da Bahia reforça nosso compromisso de oferecer um transporte público regulado cada vez mais seguro, organizado e eficiente. Todo o trabalho foi conduzido para garantir que baianos e turistas pudessem viajar com tranquilidade durante um dos períodos de maior demanda do ano”, destacou o diretor de Qualidade dos Serviços - (DQS) da Agerba, David Portinari.

O maior movimento foi registrado na sexta-feira (19), quando 48.239 passageiros embarcaram. A data coincidiu com o jogo da Seleção Brasileira e marcou o pico de fluxo no terminal, que contou com reforço operacional e ações especiais para garantir conforto, organização e segurança aos usuários. A operação de retorno ocorre de forma descentralizada, já que muitos passageiros optam por regressar à capital após os festejos de São Pedro ou ao longo da semana seguinte.

Ferry-Boat

No sistema Ferry-Boat, responsável pela travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, foram transportados 78.857 passageiros e 11.468 veículos durante a operação especial. Para garantir a fluidez do serviço, a Internacional Travessias Salvador (ITS) operou com quatro embarcações em tráfego simultâneo, realizando viagens regulares e extras de acordo com a demanda. Ao todo, foram realizadas 212 travessias no período, assegurando maior capacidade de atendimento e agilidade para os usuários.

Fonte: Ascom/Agerba

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários