Geral Sergipe
Centros odontológicos estaduais ultrapassam 10 mil atendimentos no primeiro semestre de 2026
Rede beneficia usuários com serviços especializados e amplia acesso à saúde bucal em Sergipe
26/06/2026 13h17
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da rede estadual realizaram mais de 10 mil atendimentos nos seis primeiros meses de 2026, ampliando o acesso da população sergipana a serviços essenciais de saúde bucal. Coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), as oito unidades em funcionamento contabilizaram 10.258 atendimentos, beneficiando diretamente 10.050 usuários em diferentes regiões do estado.
 
Integrantes do Programa Brasil Sorridente, os CEOs estão localizados nos municípios de Boquim, Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto. As unidades ofertam procedimentos especializados como odontologia para pacientes com necessidades especiais (OPNE), cirurgias orais, diagnóstico precoce do câncer de boca, endodontia, periodontia, próteses dentárias, além da realização de exames complementares, como radiografias e exames anatomopatológicos.
 
De acordo com a coordenadora dos Centros de Especialidades Odontológicas, Laísa Oliveira, os resultados demonstram o compromisso da rede estadual em oferecer uma assistência cada vez mais acessível e humanizada. “Buscamos atender a população com respeito e dedicação, garantindo acesso a tratamentos que impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Os resultados mostram que estamos no caminho certo”, destacou.

Além do volume de atendimentos, a rede contabilizou 2.500 tratamentos concluídos no período. Também foram realizados 4.313 procedimentos cirúrgicos, 1.086 procedimentos em endodontia, 5.204 procedimentos periodontais e a entrega de 188 próteses dentárias. Outro dado de destaque foi a realização de 6.414 procedimentos destinados a pacientes com necessidades especiais, reafirmando o compromisso dos CEOs com uma assistência inclusiva e especializada.

As unidades também desenvolveram 496 ações de educação em saúde nas salas de espera, promovendo orientações sobre saúde bucal, prevenção do câncer de boca, hábitos saudáveis e outros temas relacionados à promoção da saúde. As atividades contribuem para ampliar o acesso à informação e transformar o período de espera em um momento de conscientização e cuidado.
 
A dona de casa Eliana de Jesus procurou atendimento no CEO de São Cristóvão após enfrentar um quadro de inflamação severa causado por um problema odontológico. Diabética, ela precisou passar por acompanhamento antes da realização da cirurgia e destacou o acolhimento recebido durante todo o tratamento. “Cheguei aqui muito preocupada, porque meu rosto estava bastante inflamado e eu sentia muitas dores. Com o tratamento e a medicação, consegui melhorar e realizar a cirurgia. Fui muito bem atendida por toda a equipe, desde a recepção até o consultório. Hoje saio muito feliz e só tenho gratidão pelo cuidado que recebi”, relatou.
 
O chapista de oficina mecânica Joel Antônio está em fase final do tratamento para receber uma prótese dentária e ressaltou a importância do serviço para quem não tem condições de custear um atendimento especializado. “Primeiro fiz todo o tratamento necessário e agora estou aguardando minha prótese. Fui atendido com rapidez, respeito e atenção durante todo o processo. Se dependesse de pagar por esse tratamento, talvez eu não conseguisse fazê-lo neste momento. Aqui encontrei profissionais competentes e um atendimento de qualidade. Recomendo o CEO a quem precisa”, afirmou.

A estudante Ana Clara Rebouças também passou por tratamento especializado na unidade, incluindo duas cirurgias, e destacou o cuidado da equipe durante todo o acompanhamento. “Os profissionais são muito atenciosos e me senti acolhida desde o início. Antes da cirurgia, o dentista explicou todos os riscos e me acompanhou de perto durante a recuperação. Felizmente deu tudo certo e hoje estou retirando os pontos, muito tranquila e satisfeita com todo o atendimento que recebi”, destacou.