Sexta, 26 de Junho de 2026
16°C 31°C
Goiás, GO
Publicidade

Grupo de Combate ao Tabagismo do Pronto-Socorro completa um ano e celebra conquistas

O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) realizou um encontro de acolhimento e reconhecimento com servidores e familiares participantes do...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
25/06/2026 às 23h06
Grupo de Combate ao Tabagismo do Pronto-Socorro completa um ano e celebra conquistas
Foto: Reprodução/Secom Acre

O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) realizou um encontro de acolhimento e reconhecimento com servidores e familiares participantes do Grupo de Combate ao Tabagismo. A iniciativa teve como objetivo acolher, valorizar e parabenizar os participantes que vêm alcançando resultados positivos no processo de abandono do cigarro.

Grupo de Combate ao Tabagismo do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador. Foto: Abigail Sunamita/Sesacre
Grupo de Combate ao Tabagismo do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador. Foto: Abigail Sunamita/Sesacre

Atuando diretamente no Pronto-Socorro, o Nast desempenha um papel fundamental e estratégico na promoção de saúde dos servidores. Mais que oferecer suporte institucional, o núcleo cuida de quem cuida, promovendo ações voltadas à saúde, à prevenção de agravos e ao bem-estar físico e mental dos profissionais que enfrentam diariamente a rotina intensa da unidade de saúde.

Os profissionais da saúde passam muitas horas dentro da unidade, enfrentando longos plantões e uma carga emocional elevada. Para muitos, o tabagismo torna-se uma forma de enfrentar o estresse da rotina. É nesse contexto que o núcleo oferece um ambiente de acolhimento e cuidado, incentivando hábitos mais saudáveis e disponibilizando acompanhamento especializado para quem deseja deixar o cigarro, em um processo pautado pelo respeito, pela escuta qualificada e pelo apoio contínuo.

Esse trabalho de conscientização e busca ativa exige dedicação diária. João Lourenço, técnico em enfermagem do Nast, atua na identificação e no acolhimento de servidores interessados em participar do grupo, além de desenvolver ações de prevenção e combate ao tabagismo. “Estamos aqui em prol da saúde. Muitas pessoas recorrem ao cigarro como forma de lidar com o estresse, e este grupo proporciona vida, saúde e sonhos para os funcionários. Nossa missão é cuidar das pessoas”, pontua o técnico.

João Lourenço, técnico em enfermagem do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador. Foto: Abigail Sunamita/Sesacre
João Lourenço, técnico em enfermagem do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador. Foto: Abigail Sunamita/Sesacre

Um ano de transformações e qualidade de vida

Com um ano de existência, o grupo de combate ao tabagismo já alcança resultados expressivos: oito servidores conseguiram deixar o cigarro nesse período.

Para Jesus Xavier, enfermeira e coordenadora do Nast, o momento é de celebração e evidencia a importância das ações preventivas: “É de grande satisfação, principalmente por sabermos que os servidores têm procurado o grupo em busca de mais qualidade de vida e da superação do tabagismo. Nosso objetivo é contribuir para tenham mais saúde, bem-estar e longevidade”, afirmou.

Entre as histórias de sucesso está a de Fátima Araújo. Participante do projeto, ela conseguiu deixar o cigarro em apenas três meses após ingressar no grupo. As mudanças na saúde e na qualidade de vida foram percebidas rapidamente. “Consegui ganhar peso. Eu comecei a fumar aos 12 anos de idade e parar de fumar me deixou mais disposta e feliz. Só tenho a agradecer ao grupo e aos profissionais que atuam aqui, sempre comprometidos com a nossa saúde e qualidade”.

The post Grupo de Combate ao Tabagismo do Pronto-Socorro completa um ano e celebra conquistas appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários