O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta quinta-feira, 25, a terceira reunião do Sistema de Gestão e Coordenação do Projeto Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero, no âmbito do Fundo Amazônia. O encontro foi realizado na Sala de Governança da Seplan, em Rio Branco.
A reunião contou com a presença de representantes das coexecutoras do projeto: Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac); Instituto de Terras do Acre (Iteracre); Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC); Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA); Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi).
Durante a reunião, os representantes dos órgãos que integram o projeto apresentaram atualizações sobre o andamento das ações executadas em cada instituição, destacando os avanços alcançados e os principais desafios enfrentados na implementação das atividades.
O encontro também alinhou os preparativos para a próxima missão de supervisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevista para julho, além de discutir a segunda solicitação de liberação de recursos financeiros do projeto, etapa considerada fundamental para garantir a continuidade das ações e o cumprimento do cronograma de execução.
Durante o encontro, também foi anunciada a mudança na coordenação da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP). A gestora de Políticas Públicas, Iara Bezerra, deixa a coordenação do Projeto Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero, função que passa a ser exercida pela gestora de Políticas Públicas, Jeigiane Portela. Até então chefe do Departamento de Orçamento Setorial da Seplan, Jeigiane, assume a coordenação da UGP com a missão de dar continuidade à execução das ações e ao fortalecimento da gestão do projeto.
Ao final da reunião, o diretor de Desenvolvimento Regional da Seplan, Marky Brito, destacou os avanços alcançados pelo projeto. “A reunião foi muito positiva. Fizemos uma revisão de todos os avanços conquistados nesses primeiros anos do projeto e discutimos sobre a segunda liberação financeira, que deve ficar entre R$35 milhões e R$37 milhões. Também conversamos sobre a próxima missão de monitoramento do BNDES, quando vamos apresentar o que avançou no campo, em termos de sistemas e tudo o que foi acordado com o banco”, afirmou.
The post Governo do Acre realiza terceira reunião do comitê gestor do projeto Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero appeared first on Noticias do Acre .