
Uma ação integrada entre policiais militares do 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (8º Baep) e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), do Mato Grosso do Sul, resultou na apreensão de 4,3 toneladas de maconha em Presidente Epitácio, no oeste paulista, na quarta-feira (24). Um caminhoneiro de 34 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
A ocorrência teve início após o compartilhamento de informações entre as forças de segurança, indicando que um caminhão vindo de Dourados (MS) transportaria entorpecentes para o estado de São Paulo. Com base na denúncia, equipes do 8º Baep intensificaram o patrulhamento durante a Operação Faro e localizaram o veículo na altura do quilômetro 652 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).
Durante a abordagem, o motorista apresentou nota fiscal de uma carga de erva-mate para tereré. No entanto, ao ser questionado pelos policiais, admitiu que havia drogas escondidas entre os produtos transportados. Na vistoria do compartimento de carga, foram encontrados diversos fardos de maconha ocultos entre as caixas da mercadoria. Além da droga, os policiais apreenderam o caminhão utilizado no transporte, R$ 1,2 mil em espécie e um aparelho celular.

De acordo com a Polícia Militar, o prejuízo estimado ao crime organizado é de aproximadamente R$ 8,6 milhões. Segundo o registro policial, o destino da carga seria a cidade de Campinas.
O homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado à Delegacia de Presidente Epitácio, onde permaneceu à disposição da Justiça. O caso foi registrado como tráfico de drogas.