
OprogramaVigiágua,que integra a Gerência Técnica de Vigilância Ambiental (GTVAM) da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), faz parte do Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, instituído pelo governo de Rondônia e reestruturado por meio do Decreto nº 29.556 , de 14 de outubro de 2024, como forma de mitigar o agravamento dos períodos de estiagem e dos impactos das mudanças climáticas. Entre as funções da agência estão as ações integradas de monitoramento executadas nos 52 municípios do estado para proteger a saúde da população. O programaVigiáguaatua na avaliação rigorosa de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Soluções Alternativas Coletivas (SAC) e Individuais (SAI), como poços rasos (conhecidos na região por poço Amazonas) e poços tubulares, garantindo suporte técnico especializado especialmente nas áreas que ainda não contam com a cobertura da rede pública. AÇÕES ESTRATÉGICAS O trabalho de monitoramento serve como bússola para as ações preventivas do estado. Em análises de 2025, 27,35% de 424 amostras de poços individuais (SAI) e 11,66% de 1.715 amostras de soluções coletivas (SAC) indicaram a presença da bactériaEscherichia coli. Para combater de frente esse cenário e conter o avanço de casos de diarreia que atingem majoritariamente a população acima de 10 anos, o governo do estado tem liderado uma mobilização robusta de saúde pública. Como medida prática, ágil e de grande impacto preventivo contra as doenças de veiculação hídrica, a Agevisa/RO montou uma operação de distribuição de hipoclorito de sódio a 2,5% para a purificação doméstica da água oriunda de fontes sem tratamento. Fortalecendo essa estratégia de proteção durante a crise hídrica, o monitoramento estadual já contabiliza a marca de 717 mil frascos distribuídos ou aplicados em ações de contingência ao longo de 2026, garantindo amparo direto a milhares de lares rondonienses. Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação tem caráter preventivo, com objetivo de antecipar os riscos ambientais e garantir que as famílias rondonienses tenham acesso a uma água segura, mitigando os efeitos severos da seca e prevenindo de forma eficaz o surgimento de surtos de doenças em todo o estado. O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, reforça a eficiência da atuação integrada. “O papel da Agevisa/RO, em uma parceria de sucesso com os municípios e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) é justamente capacitar os profissionais da ponta, analisar rigorosamente as amostras e orientar a sociedade, bloqueando a transmissão de patógenos diretamente na origem e salvando vidas”, salientou. CUIDADOS SIMPLES E EFICAZES Para garantir o sucesso total da iniciativa, o procedimento orientado pela Agevisa/RO para as famílias é simples e eficaz: basta adicionar 2 gotas de hipoclorito de sódio para cada 1 litro de água a ser consumida. Após a aplicação, deve-se misturar bem o líquido e aguardar o tempo de contato de 30 minutos antes do consumo ou do preparo de alimentos. Esse período seguro permite que o produto elimine com precisão as bactérias, vírus presentes e outros patógenos, transformando o recurso em água potável de qualidade e protegendo a saúde de toda a família. Confira no vídeo abaixo a orientação da Agevisa/RO para utilizar o hipoclorito de sódio:
Governo de Sergipe estende programação do Arraiá do Povo até o Dia de São Pedro, 29
Xand Avião, Simone Morena e a transmissão do jogo do Brasil na Copa do Mundo animam dia extra no maior arraiá à beira-mar do país
Chuva no RJ cancela show em transmissão gratuita de jogo do Brasil
Evento na Praia de Copacabana receberia Pretinho da Serrinha
Quase 250 toneladas de sucatas automotivas são apreendidas na Operação Desmanche em Frederico Westphalen
A 198ª edição da Operação Desmanche resultou na apreensão de aproximadamente 250 toneladas de sucatas automotivas, na última terça-feira (23/6), em...
Governo de Alagoas inaugura duplicação da AL-110 no trecho que liga Arapiraca a São Sebastião
Prefeito Luciano Barbosa enaltece rapidez e impacto da obra no município
Governo de Alagoas inaugura duplicação da AL-110 que liga Arapiraca a São Sebastião
Prefeito Luciano Barbosa enaltece rapidez e impacto da obra no município