Para fortalecer a promoção da qualidade de vida e o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública, o governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou na sexta-feira (19), na Escola de Tempo Integral Brasília, atividades da Semana Saúde na Escola (SSE), a iniciativa vinculada ao Programa Saúde na Escola (PSE) reúne instituições das áreas da saúde e educação.
As ações integram o PSE, que atende cerca de 61.215 estudantes em 135 escolas estaduais e municipais de Porto Velho, contemplando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas à vacinação, à promoção da saúde mental e à prevenção das violências, que podem ser realizadas pelas unidades de ensino ao longo do ano letivo, conforme o planejamento de cada escola.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa promove ações que cuidam da saúde física, emocional e social dos estudantes. A Semana Saúde na Escola valoriza o bem-estar, o respeito e a construção de ambientes escolares mais acolhedores e preparados para formar cidadãos conscientes.
Segundo o titular da Seduc, Massud Badra, o cuidado com a saúde emocional dos estudantes é fundamental para garantir melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem. “Quando o estudante está emocionalmente equilibrado, ele consegue aprender mais, fortalecer os vínculos com colegas e professores e participar de forma mais ativa da vida escolar”, pontuou.
De acordo com a gerente de Saúde Escolar da Seduc, Mara Carvalho, a Semana Saúde na Escola fortalece a integração entre os setores da educação e da saúde, ampliando o alcance das ações preventivas e de promoção do bem-estar entre os estudantes. “A escola é um espaço estratégico para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e para a construção de uma cultura de cuidado. Por meio da iniciativa, conseguimos aproximar os estudantes de temas essenciais, como vacinação, saúde mental e prevenção das violências, contribuindo para a formação integral dosalunos e para um ambiente escolar mais seguro e acolhedor”, destacou.
A psicóloga da Super/PVH, Mariana Oliveira, enfatizou a importância do trabalho socioemocional desenvolvido junto aos estudantes por meio das oficinas realizadas na Escola de Tempo Integral Brasília. “Estamos realizando oficinas de forma participativa e integrativa com os estudantes do Ensino Médio. Trabalhamos temas como responsabilidade digital, uso consciente das redes sociais, impactos do cyberbullying, projetos para o futuro e estratégias de autorregulação emocional. São ações que contribuem para o desenvolvimento socioemocional”, ressaltou.
Fonte
Texto: Sabrina Raphaela sob supervisão de Ananda Carvalho
Fotos: Sabrina Raphaela
Secom - Governo de Rondônia