Terça, 23 de Junho de 2026
18°C 31°C
Goiás, GO
Publicidade

‘Sergipe é aqui’ amplia acesso a serviços e aproxima Governo do Estado da população do Médio Sertão

Edições realizadas nos seis municípios da região deixaram um legado de cidadania e fortalecimento das políticas públicas

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
23/06/2026 às 16h11
‘Sergipe é aqui’ amplia acesso a serviços e aproxima Governo do Estado da população do Médio Sertão
Governo do Estado também levou investimentos e esteve ainda mais perto da população sertaneja / Foto: Ascom Sead

Os moradores das seis cidades do Médio Sertão sergipano foram contemplados com as edições da caravana itinerante do ‘Sergipe é aqui’ entre os anos de 2023 e 2025. Além da oferta descentralizada de serviços públicos, o Governo do Estado também levou investimentos e esteve ainda mais perto da população sertaneja. Nas cidades de Aquidabã, Cumbe, Feira Nova, Graccho Cardoso, Itabi e Nossa Senhora das Dores mais de 26 mil atendimentos foram realizados nas áreas de saúde, assistência social, cidadania, educação, entre outros, facilitando ainda mais a rotina dos sergipanos.

O ‘Sergipe é aqui’ foi criado em 2023 pelo Governo do Estado com o objetivo de ofertar serviços públicos de forma ainda mais prática e levar a gestão estadual para mais perto dos sergipanos. Em cada edição, a cidade também é considerada, de forma simbólica, a capital administrativa do Estado, de acordo com a Lei Estadual nº 9.174/2023, sancionada em 21 de março de 2023. A iniciativa, que é coordenada pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), realizou mais de 350 mil atendimentos em todos os 74 municípios do interior de Sergipe.

Ao longo de cada edição, os cidadãos puderam ser beneficiados com um leque de mais de 160 tipos de serviços, que são ofertados por órgãos e instituições estaduais. Esses atendimentos foram realizados em uma estrutura de salas, carretas e estandes, onde estiveram disponíveis a realização de exames de imagem e consultas com especialistas na Carreta do Homem e da Mulher; distribuição de mudas e orientações burocráticas para agricultores e pescadores; emissão e renovação de documentos essenciais para o dia a dia, como CIN, CPF, Certidão de Nascimento, CNH e outros e emissão de Passe Livre Intermunicipal para idosos e pessoas com deficiência poderem viajar por Sergipe de forma gratuita.

Além desses serviços, também foram ofertados espaços voltados à inclusão social, segurança alimentar e primeira infância; comercialização de produtos; realização de consultas e entrega de kits odontológicos; oficina de primeiros socorros; marcação de consultas pelo Ipesaúde; cadastro e orientação do Microempreendedor Individual (MEI); testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C na unidade móvel 'Fique Sabendo'; cadastro para doação de sangue e medula óssea; renegociação de dívidas através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Sergipe), entre outros.

Mais cidadania

No município de Graccho Cardoso, que recebeu a 55ª edição do ‘Sergipe é aqui’, a dona de casa Maria José Santos, aproveitou para retirar a cadeira de rodas do seu filho, serviço ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Considero muito positivo, pois só quem precisa saber da importância que a cadeira possui para alguém com necessidades. É uma iniciativa significativa e humana para o meu filho que é acamado, onde trará mais dignidade em sua locomoção no dia a dia”, considerou.

A presença do estande dedicado exclusivamente aos artesãos e artistas de Itabi, na 27ª edição, foi mais um incentivo do Governo do Estado à economia e ao artesanato local. Telas, esculturas de gesso, madeira, biscuit, plástico, panos de pratos, bonecos e até mesmo lembrancinhas dedicadas ao ‘Sergipe é aqui’ estiveram disponíveis para exposição e venda pelos artistas. O artista plástico e grafiteiro Evandro Cruz levou suas obras para a edição. “Trouxe minhas obras para expor aqui no evento. A maioria das matérias primas são recicladas daqui da cidade mesmo. Minha maior inspiração é a arte regional do lugar onde cresci, é o que eu tento passar através delas. Expor elas aqui é uma maneira de enriquecer o artesanato e o artista regional”, destacou.

Já na 22ª edição da caravana itinerante, em Cumbe, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/SE) atuou com a abertura de reclamação e orientações sobre os Direitos e Garantias do Consumidor. O trabalhador rural Joaquim de Santana, morador povoado Tanque do Meio, aproveitou os serviços do órgão. “Vim procurar o Procon e também o serviço da Deso. Essa ação aqui está sendo espetacular, é muito bom. Ajuda muito o povo do município, principalmente para quem mora na zona rural. É muito importante porque a gente não tem tempo de sair e ir atrás das pendências por conta dos afazeres. Então essa ação ajuda bastante”, enfatizou.

Conceição Oliveira, moradora de Nossa Senhora das Dores, primeira cidade da região a receber o ‘Sergipe é aqui’, foi uma das beneficiadas pelos serviços levados pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Com o cadastro, ela conseguiu avançar no processo para a vaga de auxiliar de escritório. Com a entrevista marcada, a sergipana contou que está com boas expectativas e diz que esta é uma importante ação que, além de oportunizar trabalho, agrega desenvolvimento e aprendizagem. “Bem interessante, por que foi uma ótima oportunidade para todo mundo que está precisando”, disse. 

Além dos serviços ofertados, o programa também levou informação para a população na 52ª edição em Aquidabã. Esse foi o caso da lavradora Daiane Souza, que não conhecia o benefício do Cartão CMais Inclusão, criado pelo Governo de Sergipe em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese), para famílias em situação de vulnerabilidade social. “A assistente social entrou em contato comigo e disse que eu poderia vir até aqui  para pegar o cartão. Então, me cadastrei e consegui pegar. É um projeto muito importante”, disse. 

No estande do Opera Sergipe, em Feira Nova, sede da 49ª edição do ‘Sergipe é aqui’, a dona de casa Maria Aparecida procurou o serviço de atendimento ortopédico para um encaminhamento médico e destacou a atenção do setor. “Sou do povoado Lagoa dos Pântanos e já estava precisando de um encaminhamento para fazer uns exames e ver se preciso de cirurgia ou não. O agente de saúde passou nos informando que o médico estaria atendendo aqui hoje. Vou fazer os exames e voltar com os resultados na próxima consulta. O atendimento foi muito bom”, comentou.

Foto: Ascom Seagri
Foto: Ascom Seagri
Foto: Ascom Seed
Foto: Ascom Seed
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Conceição Oliveira / Foto: Ascom Casa Civil
Conceição Oliveira / Foto: Ascom Casa Civil
Daiane Souza / Foto: Ascom Casa Civil
Daiane Souza / Foto: Ascom Casa Civil
Evandro Cruz / Foto: Ascom Casa Civil
Evandro Cruz / Foto: Ascom Casa Civil
Joaquim de Santana / Foto: Ascom Casa Civil
Joaquim de Santana / Foto: Ascom Casa Civil
Maria Aparecida / Foto: Ascom Casa Civil
Maria Aparecida / Foto: Ascom Casa Civil
Maria José Santos / Foto: Ascom Casa Civil
Maria José Santos / Foto: Ascom Casa Civil
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários