
A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) lançou na quinta-feira (18) a cartilha pedagógica “Eu Me Protejo na Escola”, que será utilizada na rede de ensino e nas creches Cria como ferramenta de apoio à prevenção e ao letramento em segurança infanto-juvenil.
O lançamento aconteceu durante o seminário “Todo Dia é 18 de Maio: Tecendo Redes de Autoproteção e Dignidade Infantojuvenil”.O encontro realizado em Maceió reuniu 126 participantes das nove regiões administrativas do estado, com foco na avaliação das ações de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O seminário também contou com apresentações teatrais de estudantes da rede pública, que integraram a programação como parte das ações de sensibilização sobre o tema.

Formação e atuação nos territórios
Durante o evento, a secretária executiva da Cidadania da Secdef, Caroline Fidelis, destacou a importância da atuação intersetorial e da presença do Estado nos territórios como eixo central da política de enfrentamento à violência. “O Seminário Todo Dia é 18 de Maio consolidou a certeza de que o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes exige presença real e articulação de forças. Quando o Estado promove ações intersetoriais e vai a campo, acessando diretamente os territórios, conseguimos de fato efetivar e acompanhar as políticas públicas para quem é nossa prioridade absoluta por direito”, afirmou.
Responsável pelas formações nos municípios e unidades escolares, a gerente de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secdef, Charlene de Barros, ressaltou o papel da rede de ensino na construção da política de proteção.
“Nesse cenário, as escolas estaduais e municipais das nove regiões de Alagoas foram parceiras fundamentais no eixo da promoção. Ir até a ponta significa estar onde esse público mais convive, socializa e se desenvolve”, disse. “Ao capacitarmos os profissionais da educação, ampliamos uma rede de apoio essencial e integrada”, acrescentou.

Mobilização permanente e papel da denúncia A superintendente de Promoção, Fortalecimento e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secdef, Maria Helena Veiga, destacou a necessidade de manutenção contínua das ações e da articulação entre instituições para garantir a proteção integral. “Garantir um desenvolvimento seguro e livre de violência para crianças e adolescentes exige vigilância diária e a união de esforços institucionais, consolidando a proteção integral como prioridade absoluta de nossa gestão”, afirmou.
Ela também destacou a importância da denúncia como ferramenta essencial no enfrentamento às violações. “Lembremos sempre que o silêncio beneficia o agressor; é preciso falar”, completou.
O seminário integra as ações de monitoramento e avaliação do ciclo 2025/2026 e consolida a estratégia da Secdef de ampliação das políticas de prevenção e autoproteção em parceria com municípios e instituições da rede de garantia de direitos.