Segunda, 22 de Junho de 2026
22°C 30°C
Goiás, GO
Publicidade

Governador marca presença nos festejos juninos de Senhor do Bonfim e Jaguarari

O governador Jerônimo Rodrigues aproveitou a noite deste domingo (21) para acompanhar de perto os festejos de São João em Senhor do Bonfim e Jaguar...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
21/06/2026 às 23h26
Governador marca presença nos festejos juninos de Senhor do Bonfim e Jaguarari
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues aproveitou a noite deste domingo (21) para acompanhar de perto os festejos de São João em Senhor do Bonfim e Jaguarari, duas cidades que mantêm viva uma das maiores tradições populares do Nordeste.

Durante a visita, o governador destacou a importância de preservar a cultura junina no interior e ressaltou o papel da festa na geração de emprego, renda e no turismo: "sabemos que esse é um momento de fortalecer a cultura baiana e nordestina", pontuou.

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, que também acompanhou a agenda, afirmou que a celebração vai além das tradições nordestinas e se consolida como um importante motor de desenvolvimento para o estado.

“É um momento de celebração da nossa cultura, da nossa identidade e da tradição do povo baiano e nordestino, mas é também um momento muito importante para o desenvolvimento do estado, por meio da economia criativa, trazendo desenvolvimento cada vez maior para a Bahia”, destacou.

Ao todo, são mais de R$ 146 milhões investidos pelo Governo do Estado para apoiar os festejos juninos em municípios de todas as regiões da Bahia, fortalecendo a cultura popular e impulsionando a economia local. Além do incentivo às atrações e à estrutura das festas, a ação envolve reforço nas áreas de segurança, saúde, turismo, infraestrutura e mobilidade, consolidando o São João como uma importante política pública de geração de renda e valorização das tradições nordestinas.

Economia e turismo aquecidos

Entre as milhares de pessoas que aproveitam os seis dias de festa em Senhor do Bonfim, quem trabalha nos festejos também comemora. Há cerca de 25 anos atuando como ambulantes, o casal Alexsandro Pereira e Resenilda Conceição vê no São João uma oportunidade de reforçar a renda e acompanha de perto o impacto da festa para a economia local.

Para Alexsandro, o título de Capital Baiana do Forró faz jus ao movimento que toma conta da cidade durante o período junino. “O São João do Bonfim é uma grandeza. A cidade fica repleta de gente e, para a gente, isso é muito bom”, afirmou. E, mesmo trabalhando durante a festa, ele garante que também reserva um tempo para aproveitar a programação.

Em Jaguarari, a tradição junina também segue fortalecida. Moradora da cidade há mais de 60 anos, Francisca Ferreira ressalta a importância de preservar as manifestações culturais que fazem parte da identidade da região. “Tem o reisado, tem Lampião, muitas tradições. É isso que mantém viva a nossa cultura”, afirmou.

Repórter: Leo Moreira/ GOVBA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários